Historial


Acta inaugural da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Lousada.

Aos treze de Junho de mil novecentos e vinte e seis, na sala do despacho da Santa Casa da Misericórdia da vila de Louzada, encontravam-se presentes os Exmo. Senhores José Maria de Souza Monteiro, Joaquim José de Oliveira, Manuel Pires Teixeira da Mota, José de Souza Martins, Joaquim de Souza Correia, José Teixeira da Mota, Constantino Coelho de Oliveira, Padre Joaquim Coelho da Silva, Paulino Pereira Neto, António do Couto Pereira, José Pires Teixeira da Mota, Humberto Coelho de Oliveira, António Augusto de Castro Gorgel e Dr. António José de Souza Magalhães, reunidos em comissão fundadora da Corporação dos Bombeiros Voluntários de Louzada.

Exposto os fins desta primeira reunião, foi pela assistência convidado a assumir a presidência o Exmo. Senhor Dr. António José de Souza Magalhães, secretariado pelo Sr. António Augusto de Castro Gorgel e Humberto Coelho de Oliveira.

Aberta a sessão, foi pelo Exmo. Senhor Presidente, proposto que em primeiro lugar, ficasse deliberado, qual o nome a dar a futura Corporação e qual a maneira de angariação de fundos para a criação da mesma.

Postos em discussão os pontos propostos, foi por unanimidade resolvido que:

 1º A futura Corporação fosse dado o seguinte título: ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE LOUZADA, representada pelas iniciais A. H. B. V. L.

 2º Que uma comissão delegada composta pelos Exmos. Senhores Dr. António José de Souza Magalhães, Constantino Coelho de Oliveira, José Teixeira da Mota, Padre JoaquimCoelho da Silva e Humberto Coelho de oliveira, se avistá-se com certas individualidades do Concelho fim de lhe captar autorização para os investir em – Comissão Angariadora de Fundos.

 3º Que essa Comissão Delegada, se avistasse também com a Exma Câmara Municipal afim de lhe expor a ideia da fundação da A. H. B. V. L., pedindo-lhe o seu consenso moral e financeiro para a sua criação, e se por ventura poder ser um subsídio anual.

 4º Que essa mesma comissão em ocasião oportuna, junto com a Exma. Câmara, para que esta obre as companhias de seguros que tenham interesses no Concelho, lance o adicional a que tem direito todas as Corporações congéneres.

 5º Que se crie com a possível brevidade um Corpo - Scénico que sobe a Direcção artística do Exmo. Sr. Constantino Coelho de Oliveira, a quem são dados todo os poderes para a sua fundação, comece logo a dar espectáculos em beneficio da A. H. B.V. L.

 6º Que dada a respectiva autorização pelo Exmo. Director do “Jornal de Lousada” que se encontra presente, o R. Padre Joaquim Coelho da Silva, proceda na colunas desse jornal, à devida propaganda em prol da A. H. B. V. L. e que se inicie nesse jornal, uma subscrição pública.

 7º Que a Comissão delegada acima referida, envie a todas as pessoas a quem julgue convenientes, uma circular anunciadora da fundação da Corporação, propondo-lhes o seu consenso manifesta tório.

 8º Que a mesma Comissão oficie à Mesa da Santa Casa da Misericórdia desta Vila, pedindo-lhe que seja cedida para sede provisória das sessões da A.H.B.V.L, a sala do despacho da dita Misericórdia.

 9º Que a primeira sessão da comissão delegada se efectue dia 14 pelas 22 horas, e que a primeira sessão da Comissão fundadora, será em dia previamente designado, em virtude de nesta sessão nada mais haver a tratar e por isso estar terminada.

Lousada e sede provisória da A. H. B. V. L., 13 de Junho de 1926. E eu António Augusto Castro Gorgel, servindo de secretário, a subscrevi e assino, juntamente com todos os presentes, ressalvando a entrelinha que rasurei. – delegada.

António José de Sousa Magalhães; - José Maria de Sousa Monteiro; - Manuel Pires Teixeira da Motta; - Constantino Coelho de Oliveira; - José Teixeira da Motta; - Paulino Pereiro Neto; - António Couto Souza Pereira; - Joaquim José de Oliveira; - José Martins de Sousa Pires; - Joaquim de Souza Correia; - Padre Joaquim Coelho da Silva; - José Pires Teixeira da Motta; - Humberto Coelho Freire de Oliveira; - António Augusto de Castro Gorgel.

1º Acta (Download).

Órgãos Sociais (Download).

As nossas viatura (Downlaod).